• Mercedes PRO connect.

    Liga veículos e pessoas entre si numa rede inteligente.

    O futuro digital e ligado em rede da viatura não pára: as soluções profissionais de conectividade e de frota do Mercedes PRO connect ligam as empresas aos seus veículos e podem aumentar a eficiência e a produtividade – na gerência e no Controlling, tal como na gestão da frota. 

Mercedes PRO connect

As suas vantagens com o Mercedes PRO connect.

Um gestor de frota está sentado em frente a um monitor. Em primeiro plano há uma leve alusão à Vehicle Management Tool.

O acelerador de eficiência para a sua frota.

Facilite o trabalho quotidiano dos seus gestores de frota e motoristas através da utilização do Mercedes PRO connect.

  • Planeamento simplificado e otimização da manutenção

    Com recurso a uma lógica de semáforo, as manutenções iminentes não serão esquecidas.

  • Transparência quanto ao estado do veículo

    Dados do veículo sempre acessíveis e processados de forma estruturada facilitam o planeamento do serviço.

  • São evitados custos adicionais desnecessários

    As manutenções iminentes são planeadas com eficiência, reduzindo o risco de imobilização.

Perfeitamente ligado em rede

Os três elementos do Mercedes PRO connect.

O Mercedes PRO connect é composto por três elementos que permitem a comunicação entre gestores de frota, motoristas e veículos e sobretudo: que a facilitam consideravelmente.

Para veículos

Hardware Mercedes PRO connect: a interface.

O hardware instalado no veículo constitui a base para a utilização das soluções inovadoras de conetividade e de frota. Neste sentido, existem duas opções para os seus veículos comerciais ligeiros Mercedes-Benz: a montagem posterior e a instalação de fábrica.

Imagem alusiva do módulo de comunicação no novo Sprinter

Módulo de comunicação (LTE) para serviços digitais (JH3).

Uma seleção de veículos novos Mercedes-Benz3 está disponível de fábrica com o módulo de comunicação (LTE). O módulo de comunicação (LTE)4 transmite dados com um cartão SIM de instalação fixa com particular rapidez e fiabilidade, satisfazendo os requisitos técnicos para a utilização dos serviços do Mercedes PRO connect5.

O Mercedes PRO Adapter

Mercedes PRO Adapter.

O Mercedes PRO Adapter pode ser utilizado posteriormente em modelos selecionados de veículos comerciais ligeiros Mercedes-Benz2. Desse modo, a solução compacta de hardware permite utilizar os serviços Mercedes PRO connect também em veículos da sua frota atual.

Para Administradores & gestores de frota

A Vehicle Management Tool: A central6.

O gestor de frota obtém uma visão geral abrangente sobre toda a sua frota através da Vehicle Management Tool. Consoante a necessidade, pode filtrar exatamente as informações que lhe são particularmente importantes.

Uma gestora de frota está sentada de frente à secretária. O primeiro plano da imagem mostra digitalmente as posições dos veículos.

Um olhar constante sobre a frota.

Planear as deslocações com muito mais eficiência. A posição dos veículos e as informações sobre a situação de trânsito podem ser acedidas praticamente em tempo real. A monitorização automática de uma determinada área ("geofencing") e a localização de moradas, p. ex. do estabelecimento de clientes importantes, melhoram a visão geral para o gestor de frota.

Uma gestora de frota está sentada à secretária. A Vehicle Management Tool está aberta no seu monitor.

Os dados mais importantes do veículo processados de forma estruturada.

Quem conhece o estado dos seus veículos pode minimizar os períodos de imobilização. Com base na transmissão regular do estado do veículo e no processamento estruturados dos dados, o gestor de frota tem sempre tudo sob controlo.

Para motoristas

As Mercedes PRO Apps: a linha direta.

A Mercedes PRO connect App e a Mercedes PRO Adapter App7 permitem que o motorista7 aceda a informações úteis relacionadas com o veículo e o pedido. 

Smartphones com a Mercedes PRO connect App e a Mercedes PRO Adapter App

Bem informado em todas as vertentes.

Da perspetiva do utilizador da Mercedes PRO connect App e da Mercedes PRO Adapter App7, a comunicação processa-se via smartphone, sendo que a Mercedes PRO connect App e a Mercedes PRO Adapter App7 possibilitam uma comunicação fácil com o gestor de frota. Os dados do veículo são transmitidos à Vehicle Management Tool ou ao gestor de frota de forma regular e automática e ajudam a otimizar o planeamento dentro da empresa.

Qual a solução Mercedes PRO connect que se adapta melhor à sua empresa?

As empresas mudam: a sua frota tem veículos que poderiam tornar-se mais eficientes com uma solução inovadora de conetividade e de frota? Estão previstas substituições de veículos para breve? O Mercedes PRO connect tem a proposta adequada para a sua empresa.

Imagem alusiva do módulo de comunicação no novo Sprinter juntamente com a Mercedes PRO connect App

Disponível de fábrica: o módulo de comunicação.

O novo Sprinter é o primeiro veículo comercial ligeiro disponível de fábrica com disponível de fábrica com as soluções de conectividade e de frota do Mercedes PRO connect3. Graças ao módulo de comunicação de instalação fixa, ele encontra-se perfeitamente ligado em rede, desde o início.

  • Soluções de fábrica para conectividade e frota do novo Sprinter

  • Diversos serviços Mercedes PRO connect – reunidos em 8 atrativos pacotes de valor acrescentado

  • Ampliação e melhoria contínua dos serviços

  • Maior eficiência graças à ligação à internet

O Mercedes PRO Adapter juntamente com a Mercedes PRO Adapter App

Montagem posterior: o Mercedes PRO Adapter.

O Mercedes PRO Adapter é o hardware compacto para montagem posterior. Este pode ser montado posteriormente em modelos selecionados de veículos comerciais ligeiros Mercedes-Benz2. Desta forma, os serviços inovadores Mercedes PRO connect podem ser utilizados nos seus veículos atuais.

  • Montagem posterior simples para modelos Vito e Sprinter selecionados2

  • Um total de 5 serviços Mercedes PRO connect para uma gestão eficiente da frota

  • Conetividade inovadora nos atuais veículos da sua frota

  • Fácil instalação do Mercedes PRO Adapter

O seu veículo está preparado para o Mercedes PRO connect?

Efetue a verificação rápida e fique a saber quais os modelos que já são compatíveis com o Mercedes PRO connect.

*

A listagem das séries pode divergir em função do país. Em caso de reimportações ou de importações cinzentas, o país de origem inicial é o relevante em termos de compatibilidade.
Em veículos com o equipamento Funcionamento do motor sem chave (MW1), existem limitações funcionais nos serviços "Gestão digital de viagens" e "Diário de bordo digital". Com o Funcionamento do motor sem chave ativo, só é reconhecida uma viagem.

Perguntas e respostas.

Perguntas frequentes sobre o Mercedes PRO

O que é o Mercedes PRO?

O Mercedes PRO é a nova marca da Mercedes-Benz Vans para todos os serviços, soluções e serviços digitais, atuais e futuros, para as atividades diárias do seu negócio. O nosso objetivo: aproveitar as potencialidades digitais para tornar o seu negócio ainda mais eficiente.

O Mercedes PRO reúne de forma integrada todos os serviços relevantes para a sua empresa numa plataforma baseada na web. Esta permite obter em www.mercedes.pro um acesso direto a soluções de mobilidade, financiamento, conetividade1 e de frota1, assim como a ofertas ligadas em rede, que ultrapassam largamente o clássico veículo comercial ligeiro.

As principais vantagens em resumo:

  • Todos os serviços e ofertas relevantes estão reunidos numa plataforma
  • Aumenta a eficiência, o que lhe permite concentrar-se na sua atividade principal
  • Ajuda a economizar custos
     

Que vantagens oferece o Mercedes PRO?

O Mercedes PRO permite a integração contínua e eficaz de todas as ofertas de serviços e mobilidade da Mercedes-Benz Vans. Reunimos num portal todos os serviços atuais e futuros em torno dos seus veículos comerciais ligeiros - da gestão móvel da frota, passando pela manutenção até às soluções de sistema globais personalizadas. Após o registo, pode aceder a temas personalizados e relevantes para si - e, naturalmente, aos seus veículos.

Qual a diferença entre o Mercedes me e o Mercedes PRO?

O Mercedes me foi concebido exclusivamente para clientes particulares e as suas necessidades. A marca guarda-chuva Mercedes PRO, por outro lado, foi especialmente desenvolvida para clientes profissionais com veículos comerciais ligeiros e as suas necessidades.

Neste sentido, os tópicos aumento da eficiência e apoio ao quotidiano estão em primeiro plano. O Mercedes PRO ajuda a organizar o seu negócio com mais eficiência. Obterá sempre tudo de forma transparente de uma única fonte e pode concentrar-se no que é essencial.

Quais as diferenças entre a solução integrada no novo Sprinter e o Mercedes PRO Adapter?

Tanto o Mercedes PRO Adapter como a solução integrada no novo Sprinter com o módulo de comunicação (LTE) para serviços digitais pertencem à mesma marca guarda-chuva, Mercedes PRO, e viabilizam a solução de conetividade e de frota Mercedes PRO connect.

O Mercedes PRO Adapter inclui cinco serviços básicos, enquanto o novo Sprinter (com o módulo de comunicação (LTE) para serviços digitais) disponibiliza oito pacotes diferentes de valor acrescentado com diversos serviços.

Além do mais, o Mercedes PRO Adapter é utilizado para o Vito (série 639 a partir de 11/2010 e 447), bem como para o Sprinter (série 906) e baseia-se numa solução Plug & Play de instalação posterior (OBD II Adapter). A encomenda é feita através do seu Concessionário Mercedes-Benz. O módulo de comunicação (LTE) para serviços digitais é uma solução de fábrica montada com caráter permanente no Sprinter (série 907/910) a partir 06/2018.A cablagem previamente instalada permite uma montagem posterior.

A conetividade no Mercedes PRO Adapter é viabilizada através do smartphone do cliente (Bluetooth). No módulo de comunicação (LTE) para serviços digitais, o veículo está equipado com um cartão SIM.

Como posso registar-me no Mercedes PRO?

Para efetuar o registo no Mercedes PRO, tem duas opções à disposição:

  1. Registar-se autonomamente através do Mercedes PRO Portal
  2. Dirigir-se ao seu Concessionário Mercedes-Benz

Preciso de um acesso à Internet através de um smartphone para usar o Mercedes PRO?

Com o novo Sprinter (série 907/910) não precisa de um acesso à Internet via smartphone, uma vez que o veículo já vem equipado com um cartão SIM, o que permite utilizar o Mercedes PRO connect mesmo sem smartphone. No entanto, os serviços especialmente desenvolvidos para facilitar o trabalho quotidiano dos motoristas estão ligados à Mercedes PRO connect App.

O Mercedes PRO Adapter requer um acesso à Internet através da ligação Bluetooth do seu smartphone.

O que é o Mercedes PRO connect?

O futuro digital e ligado em rede do automóvel não para de acelerar: as soluções profissionais de conetividade e de frota do Mercedes PRO connect ligam as empresas aos seus veículos, podendo aumentar a eficiência e a produtividade – na direção da empresa e no controlo de custos, tal como na gestão da frota. As vantagens vão da minimização de períodos de imobilização devido a uma gestão proativa da manutenção ao processamento claro de dados para a análise económica.

A Vehicle Management Tool permite coordenar de forma bem estruturada veículos e motoristas2 e alocá-los com eficácia. O motorista2 dispõe da Mercedes PRO connect App2 para troca de informações com o gestor de frota através da Vehicle Management Tool, bem como para informações úteis relacionadas com o veículo.

Quais as soluções técnicas oferecidas no âmbito do Mercedes PRO connect?

O Mercedes PRO connect coloca soluções de hardware para a comunicação em rede à disposição do cliente.

Da solução básica com o Mercedes PRO Adapter à solução profissional com o módulo de comunicação para serviços digitais. Para mais informações sobre o Mercedes PRO Adapter consulte:  www.mercedes.pro/adapter

Com a solução integrada de fábrica, o novo Sprinter oferece uma integração mais profunda na arquitetura do veículo, o que constitui a base para um vasto número de serviços de conetividade. A solução de conetividade e de frota Mercedes PRO connect consiste, neste caso, num módulo de comunicação para serviços digitais, na Vehicle Management Tool para o gestor de frota e na Mercedes PRO connect App para o motorista. A solução profissional de conetividade e de frota facilita a comunicação entre gestores de frota e motoristas, contribuindo para o aumento da eficiência e da produtividade da atividade diária do seu negócio. Outras soluções Mercedes PRO connect serão integradas oportunamente no portefólio.

Onde posso adquirir os serviços?

Os serviços digitais do módulo de comunicação podem ser adquiridos em diversos pacotes de valor acrescentado através do Mercedes PRO Portal ou da Mercedes PRO Store. O Mercedes PRO Adapter pode ser adquirido no seu Concessionário Mercedes-Benz.
Para mais detalhes sobre o tópico Instalação do Adapter, consulte a nossa página de Internet ou contacte o seu Concessionário Mercedes-Benz.

Tenho de me registar separadamente para cada serviço?

Após a respetiva aquisição, um único registo no Mercedes PRO dá-lhe acesso a todos os serviços disponíveis.

Os serviços podem ser adquiridos isoladamente?

Enquanto cliente, pode adquirir pacotes de valor acrescentado que incluem diversos serviços para o novo Sprinter, os quais lhe oferecem vantagens específicas - p. ex., navegação ou análise do estilo de condução. A aquisição do serviço num pacote permite-lhe beneficiar ainda de uma vantagem de preço.

No Mercedes PRO Adapter, o hardware está diretamente associado a um pacote de 5 serviços.

Como posso ativar os serviços Mercedes PRO?

Para ativar os serviços Mercedes PRO terá de executar os seguintes passos:

  1. O veículo tem de estar inserido na sua conta
  2. Tem de adquirir os serviços no Mercedes PRO Portal ou na Mercedes PRO Store
  3. Os serviços podem ser atribuídos a um determinado veículo
  4. Após a atribuição dos serviços, estes serão ativados automaticamente

Como posso desativar os serviços Mercedes PRO?

Para desativar os serviços terá de executar quatro passos:

  1. Abra a visão geral dos produtos no Mercedes PRO Portal
  2. Selecione o veículo
  3. Selecione o serviço
  4. Desative o serviço

Quais os requisitos técnicos para a utilização do Mercedes PRO connect?

A partir do ano de produção de 2018 (série 907/910), o novo Sprinter possui o hardware necessário de série na Europa e nos EUA através do módulo de comunicação (LTE) para serviços digitais integrado a bordo. Os modelos iniciais "Crew" e "Worker" constituem uma exceção – neste caso, o módulo de comunicação pode ser selecionado como equipamento especial.

Devido à integração profunda na arquitetura do veículo, esta é a base para um vasto número de serviços de conetividade.

Posso utilizar o Mercedes PRO connect para outros veículos Mercedes?

Inicialmente, a solução integrada de fábrica só está disponível para o Sprinter (série 907/910). O nosso objetivo, porém, é oferecer igualmente no futuro os nossos serviços com outros modelos. Para veículos comerciais ligeiros Mercedes-Benz mais antigos, já oferecemos uma solução de instalação posterior - o Mercedes PRO Adapter. Para mais informações consulte www.mercedes.pro/connect.

Posso integrar veículos de outras marcas no Mercedes PRO connect?

Na primeira etapa, concentramo-nos nos modelos Mercedes-Benz.

Já possuo uma conta Mercedes me. Posso utilizar os mesmos dados de login para o Mercedes PRO?

Sim, pode utilizar os seus dados de login do Mercedes me para iniciar sessão no Mercedes PRO, mas ainda assim tem de criar uma conta Mercedes PRO. Por motivos legais, os seus dados do Mercedes me não são transmitidos.

A Daimler transmite os meus dados pessoais ou os dados da minha empresa a outras empresas?

Os dados do utilizador e da empresa só são transmitidos a outras empresas se tal for necessário ao funcionamento dos serviços encomendados pelo cliente. A Daimler não transmitirá dados pessoais para fins comerciais sem a autorização expressa do cliente.

Porque tenho de introduzir uma palavra-passe de apoio pessoal?

Em caso de necessidade, um colaborador do concessionário Mercedes-Benz ou a linha de apoio ao cliente podem aceder à conta da empresa em seu nome, depois de ter introduzido a palavra-passe de apoio pessoal. Esta é apenas visível para o próprio utilizador, o que se destina a evitar o acesso não autorizado à sua conta da empresa.

Se necessitar de ajuda no Mercedes PRO Portal que exija o acesso à sua conta por parte de um concessionário Mercedes-Benz ou do apoio ao cliente, indique a sua palavra-passe de apoio quando esta lhe for solicitada. Pode alterar a palavra-passe de apoio a qualquer altura.

Quero alterar a minha palavra-passe de apoio pessoal. Como posso fazê-lo?

  1. Inicie sessão e abra os seus dados pessoais.
  2. Pode introduzir simplesmente uma nova palavra-passe de apoio sem ter de introduzir a palavra-passe de apoio anterior (introduza a palavra-passe de apoio de acordo com as especificações: mínimo de 6 caracteres, máximo de 20 caracteres, sem espaços).
  3. Devido a eventuais erros de digitação, terá de introduzir a palavra-passe de apoio duas vezes e usar o botão "Guardar".

Como posso eliminar a minha conta de utilizador pessoal?

Não existe a possibilidade de um utilizador se remover a si próprio da conta da empresa. A remoção tem de ser efetuada por um Administrador da empresa na gestão de utilizadores do Mercedes PRO Portal com um clique sobre o ícone do caixote do lixo. O utilizador removido é informado por e-mail.

1

O Mercedes PRO connect, a solução de conetividade e de frota, está disponível inicialmente para o Vito e o Sprinter.
Em veículos com o equipamento Funcionamento do motor sem chave (MW1), existem limitações funcionais nos serviços "Gestão digital de viagens" e "Diário de bordo digital". Com o Funcionamento do motor sem chave ativo, só é reconhecida uma viagem.

2

O Mercedes PRO Adapter está disponível para o Vito 639 a partir de 11/2010, para o Vito 447 a partir de 10/2014 e para o Sprinter 906 a partir de 04/2006. O Mercedes PRO Adapter não pode ser utilizado em veículos comerciais ligeiros Mercedes-Benz que sejam fornecidos de fábrica com o módulo de comunicação (LTE) para serviços digitais (JH3).

3

O módulo de comunicação está disponível no Sprinter 907 e 910 a partir de 06/2018.

4

Dependendo da disponibilidade regional.

5

A prestação dos serviços em combinação com o módulo de comunicação integrado depende da cobertura de rede do operador móvel. 

6

Para o Go-Live do Mercedes PRO connect no novo Sprinter existe uma Vehicle Management Tool para a solução de fábrica com o módulo de comunicação e uma Vehicle Management Tool em separado para a solução de montagem posterior com o Mercedes PRO Adapter.

7

A Mercedes PRO connect App e a Mercedes PRO Adapter App não devem ser operadas durante a condução. Caso contrário, existe o risco de o motorista desviar a sua atenção do trânsito, colocando-se a si e a terceiros em perigo. Tenha igualmente em atenção as disposições legais do país em que se encontra.

8

O Mercedes PRO está disponível em países europeus selecionados e estará também disponível nos EUA a partir de 09/2018. Consulte o seu Concessionário Mercedes-Benz para mais informações.